Dentes

Esses dias pensei em fazer esse post por que o Felipe tinha feito um post sobre banhos. Ou melhor, sobre “o banho”, o ato de banhar-se. Mas esse meu post seria sobre um outro hábito: o escovar de dentes. Mas pra falar disso eu tenho que lembrar de coisas que vieram antes. Ao que tudo indica, a saúde bucal da minha mãe não foi das melhores na juventude dela. Então, ao longo da vida dela ela tentou incutir a paranóia “escovar os dentes 3 vezes ao dia é muito importante” em mim.

Ao contrário dela talvez, desde que fui pra escolinha aprendi a escovar os dentes e desde pequena minha mãe me levava na dentista e eu gostava. Mas gostava normal, nunca fui obcecada pelos meus dentes e nem por manter eles limpos o tempo todo. Quando pequena eu devia comer doces normalmente, como qualquer criança come. Mas a minha vida inteira a encheção de saco da minha mãe por escovar os dentes 3 vezes ao dia meio que me  irritava. Não entendo essa convenção de ter de escovar os dentes 3 vezes ao dia até hoje.

Tive que usar aparelho uma vez, o móvel. Não lembro qual era a minha idade na época, mas tive que usar por uns 2 anos. Depois disso, a dentista disse que meus dentes estavam perfeitos e que tudo estava bem. Nunca tive uma cárie sequer e só quebrei (lasquei) um dente uma vez por causa do piercing na língua. Também tenho amígdalas porosas, mas morro de preguiça de fazer a cirurgia pra retirá-las, mesmo por que, acho que não vai adiantar nada. Nunca fui de escovar meus dentes doentemente durante 3 vezes ao dia, mas também nunca tive problema nenhum com a minha boca/dentes, a não ser umas eventuais aftas vez e outra.

Meus dentes não são exatamente brancos, são de cor de areia, acho. Sei lá, acredito que seria bizarro ter dentes muito muito brancos, que nem nas propagandas… Não me parece muito… humano. Também nunca mandei clarear meus dentes e nem mandaria. E meus dentes só não são “brancos” pq eu não os escovo direto e também por causa da quantidade de chás que tomo. Nunca tomei muito café (só tomo com leite) e nunca fumei o suficiente pra deixar os meus dentes amarelo-doente. E pra mim esse lance de dente branco, branquíssimo é meio que lenda.. E se eu ver alguém com dente realmente assim algum dia, acharei bizarro.

Enfim… Não escovo os dentes três vezes ao dia e nem por isso sou uma pessoa menos digna.

Não tenho mau hálito então, sei lá.. Whatever. Não como quilos de doces diariamente a ponto de deixar meus dentes podres de cariados, então não tem por quê eu ficar escovando direto a não ser que eu coma coisas que tenham muitos ‘fiapos’ (certos tipos de carne e frutas). E pra todos os casos, acho que escovar eles no fim do dia é o suficiente.