Motivo

Comecei a fazer análise há um ano com um motivo e um objetivo bem claros. Para mim, aquele era o tema. O único tema. Todos os outros assuntos circulavam em torno daquele tema. Os outros assuntos seriam: trabalho, relacionamentos, família, afetividade, etc. Pensei que eventualmente fosse ficar monotemática, e que só falaria de um assunto por vez, só ficaria obcecada com uma pessoa por vez, com um tema por vez. Hoje pela primeira vez descobri o grande pano de fundo de todos os meus temas, que permeia absolutamente tudo o que eu falo, digo, penso e sinto. E me dei conta de que esse era o meu motivo. Não tem nada a ver com nenhuma uma pessoa em questão, nem um fato, nem nada que me aconteceu na infância, nem nada que me aconteceu em tempo algum. É simplesmente algo que acontece, sempre, independente da minha vontade, do que eu quero ou não. É basicamente a força motriz no mundo e do mundo, que esteve em seu começo e vai estar até o fim. Falo sobre violência mais do que jamais imaginaria. Falo sobre violência o tempo todo. É a única força sustentável nessa existência, a única capaz de retroalimentar-se continuamente. E ela não cessa. Não há paz propriamente dita, existe apenas uma ilusão do que ela pode ser. E não penso em violência apenas com os outros e dos outros, mas também da auto-violência. E da crueldade, também. E jamais tinha percebido isso, tinha sido consciente sobre isso. De hoje em diante pretendo pensar mais nisso de forma mais consciente, pra entender de que formas isso pode funcionar.

Os comentários estão desativados.

