Como fazer camisetas usando stêncil?

stencil-camiseta003.jpgJuntar o útil ao agradável é sempre bom. Eu não lembro exatamente onde eu tropecei no link com o .pdf de como fazer isso, mas enfim, eu achei e salvei. O original encontra-se no site Esquadrão Atari – e dúvidas posteriores podem ser resolvidas em camisetas@esquadraoatari.com.

Acho que fazer stêncil de rua, daqueles que a gente encontra por aí, é mais difícil e requer muita criatividade. No meu caso, eu só gosto de letras e simbolos geométricos mesmo, coisas mais simples, mas que fiquem atraentes. Acho que algum dia vou encarar fazer isso só por diversão mesmo, pois tenho várias idéias em mente. Cada um faz stêncil de um jeito diferente, mas o que importa é o resultado: algo que seja original e autêntico.

Basicamente o texto que segue é um ultra-resumo do .pdf que eu encontrei. Acho legal deixar registrado aqui no blog não só pra que mais gente encontre isso, mas pra que eu também consiga encontrar um dia, pois vivo perdendo arquivos, excluindo coisas sem querer, etc.

Material básico:

01 Camiseta velha
01 Pode de tinta especial para tecido
01 Pincel de cerda dura, tipo “trincha”
01 Caderno de jornal velho
01 Folha de acetato, fotolito, radiografia, ou qualquer plástico grosso
01 Estilete bem afiado
01 Fita crepe

Como fazer:

1. Escolher uma boa imagem, simples e direta, com um contraste bastante alto. (eu que adoro letras e imagens geométricas, vou me jogar..)
2. Medir o desenho no corpo, sobre a camiseta, pra se ter uma noção mais exata possível de onde o desenho irá ficar.
3. Antes de pintar, colocar muitos jornais velhos na parte interna da camiseta, na área do desenho, para que a pintura não “sangre” e manche o outro lado da camisa. A fita crepe ajuda a manter a estabilidade tanto da camisa quanto do stêncil.
4. Aplicar a tinta especial para tecido sem diluí-la, com movimentos curtos, de cima pra baixo.
5. Esperar a tinta secar, de acordo com as instrução do pote.

Dicas do Danielectro:

* Normalmente a tinta seca ao toque em 1 hora, e a camiseta pode ser lavada na máquina depois de 3 dias. É bom evitar usá-la nesse período, pois o suor e outros líquidos podem estragar a tinta.
* Caso queira aplicar uma tinta clara em um tecido escuro, convém aplicar duas demãos de tinta. Espere até que a primeira seque ao toque, e aplique a segunda.

Imagem retirada do blog Aleatório, do Vitor Hugo…