Receita de Salada de batata caseira

Desde pequena eu via minha mãe e minha vó fazerem salada de batata e nunca nenhuma foi igual ou melhor a delas. Hoje em dia eu até que me viro bem fazendo a minha própria, mas sempre vou sentir que “não é a mesma coisa”. Ontem eu tinha faxinado a casa toda pela manhã, que quando chegou meio dia eu decidi me dar uma folga da cozinha e não fazer nada, não cozinhar. Aí eu fui no mercado da esquina e comprei um churrasco só pra mim, com uma salada de batata que tinha por lá também. Eu não sei se fazia muito tempo que eu não comia churrasco com salada de batata ou o quê, mas tava um manjar dos deuses aquilo!

Fiz esse post por que uma amiga minha tinha pedido a receita. Tá certo que receita de salada de batata tem aos montes por aí na internet. Eu mesma pra achar essa imagem aí de cima achei várias receitas diferentes. Engraçado que eu percebi que nos EUA (Potato Salad) e na Alemanha (Kartoffelsalat) as saladas de batata são servidas de formas bastante diferentes. A Potato Salad parece mais com a nossa salada de batata, enquanto a Kartoffelsalat é mais “seca”, por assim dizer..

Os alemães parecem gostar mais do azeite e de picles no meio da coisa também. Meu pai (descendente de alemães) coloca picles (pepino e rabanete) na salada de batata, mas aí vira uma mistureba por que é minha mãe quem faz,.. Então fica uma salada meio alemã, meio brasileira, mas eu gosto. Mas o que me atrai nessa salada mesmo é o ítem principal: a batata. Eu sou louca por batata, de qualquer jeito. Enfim.. Segue a minha receita, com o que seria a minha salada de batata ideal. Já vou advertindo desde já que eu gosto de comida bem temperada. Não sou doente pra ficar comendo coisa sem graça..

Ingredientes:
– Batatas (duh!) – Na quantidade que vc achar melhor..
– Cenoura – 2 pequenas
– Tomate – 2 pequenos picados, sem sementes, por favor.
– Cheiro Verde picado
– Pimenta Preta (É a do Reino. Eu gosto)
– Sal a gosto.
– Azeite (Eu disse azeite, não óleo! E de preferência um azeite importado, bem caro, mas de ótima qualidade. Se quiser por óleo é por sua conta e risco. Azeite é muito mais saboroso. E tenho dito)
– Ovos cozidos – pode ser 2, depende da quantidade que vc for fazer.
– Maionese

Como fazer:


1. Cozinhe as batatas e a cenouras, mas não muito. Elas não podem ficar derretidonas senão fica ruim, tem que ficar al dente. Depois que cozinhar, tire a casca e corte em cubinhos.

2. Cozinhe os ovos. Tire a casca deles e separe as claras cozidas das gemas. Coloque as gemas cozidas em um recipiente e amasse-as. Corte as claras em cubinhos e deixe elas num outro recipiente.

3. Ok agora isso é importante: no recipiente das gemas cozidas amassadas, vá colocando azeite aos poucos e continue mexendo até ficar homogêneo. Não ponha o azeite de uma vez, vá mexendo e colocando, senão a mistura fica esquisita depois. Coloque uma pitada de sal.

4. Ok. Depois que você conseguir fazer essa mistura do #3, no recipiente onde estão a batata e cenoura picadas coloque também o tomate e as claras em cubinho e vá adicionando e misturando levemente a maionese. Importante: não seja rude com os alimentos senão vai virar uma porcaria de um purê! Faça a mistura levemente, aos poucos, com movimentos circulares, mas consistentes.

5. Coloque a mistura #3 dentro da mistura #4, levemente, aos poucos, com movimentos circulares..

6. Adicione o cheiro verde e a pimenta do reino, levemente, com movimentos..

7. Prontinho.

-

E ainda tem gente que gosta de…

… colocar na geladeira pra esfriar um pouquinho antes de comer. Por mim tanto faz.
… colocar milho e ervilha. Acho hor-rí-vel!!!
… colocar mostarda também. Nunca tentei, mas vou experimentar um dia pra ver como fica. Adoro mostarda.
… servir o lance com salada verde e tomate seco. Adoro! E pra mim salada de batata é um ótimo acompanhamento pra qualquer tipo de carne.. Menos pra frutos do mar por que acho que não combina muito, mas talvez eu esteja enganada. Não sei, sou suspeita pra dizer: nunca comi frutos do mar. Sou alérgica.

-

E ainda existe a versão sonsa dessa mesma receita:

Ingredientes:

- Batatas – Óleo de mesa – Ovos cozidos – Sal – Maionese

Como fazer:
1. Cozinhe as batatas até que fiquem al dente. Depois que cozinhar, tire a casca e corte em cubinhos.

2. Cozinhe os ovos. Tire a casca deles e separe as claras cozidas das gemas. Coloque as gemas cozidas em um recipiente e amasse-as. Corte as claras em cubinhos e deixe elas num outro recipiente.

3. No recipiente das gemas cozidas amassadas, vá colocando óleo aos poucos e continue mexendo até ficar homogêneo. Coloque uma pitada de sal.

4. Ok. Depois que você conseguir fazer essa mistura aí do #3, no recipiente onde está a batata vá misturando levemente a maionese.

5. Coloque a mistura #3 dentro da mistura #4 e mexa.

6. Adicione as claras cozidas em cubinho e coloque pouco sal.

7. Pronto.

-

A imagem deste post foi retirada deste flickr.

